segunda-feira, 5 de maio de 2008

Toscosplay e Cospobre

Toscosplay é a arte de fazer cosplay tosco, cosplays engraçados cujos donos tiveram a intenção de fazê-los engraçados. Cospobre é a arte de fazer cosplay, do mesmo modo que o toscosplay: engraçado, porém, com baixos custos. As palavras são junção de duas outras: a portuguesa "tosco" e a inglesa "cosplay" e Cosplay + pobre, resultando daí novas classificações para o segmento das fantasias baseadas em desenho japonês.

Nesse segmento, o acabamento da fantasia não é o mais importante, mas sim a intenção, a originalidade, a irreverência. As fantasias podem ser feitas com materiais pouco nobres, como papelão e celofane ou bons materiais mas com personagens impensados como os cubinhos dos jogos de tetris.

Assim como o carnaval, com seus arlequins e colombinas, o ato de fazer cosplay, e também toscosplay, é um fenômeno sociológico com uma nova roupagem, adaptado aos dias modernos, a era tecnológica, mas que ainda assim relembra velhos hábitos do ser humano, como as festas populares, mas como já citado, acompanhando o contexto em que o homem vive.

O termo ficou famoso graças a um fotolog de mesmo nome que data de Janeiro de 2004 e ainda continua em atividade. A partir daí, tornou-se referência para os apreciadores de cosplay mal acabados mas, por sua própria natureza, extremamente bem-humorados.

Existe também um fotolog de referência para os cospobres, onde, neste caso, o enfoque é o humor, muitas vezes deixando as imagens de lado e focando mais nos comentarios do autor (dono do fotolog).

Nenhum comentário: